Mais uma semana e mais um mês que se iniciam e novos desafios que vêm ao nosso encontro. Na semana passada fomos relembrados que o Universo dá-nos tudo o que precisamos e merecemos para podermos fazer o nosso percurso, mas esta semana essa mensagem é reforçada e complementada com uma outra perspectiva. Embora, sim, nos seja sempre dado o que necessitamos, é preciso perceber que, enquanto estamos fechados na nossa zona de conforto, naquilo que já temos nas nossas vidas e que conhecemos, não conseguimos ver as maravilhosas coisas que temos à nossa espera. É isso que o 4 de Copas nos traz como mensagem para esta semana.
Quando, ao longo da nossa vida, vamos fazendo conquistas e obtendo determinadas coisas, a nossa natureza, o nosso ego, teima por preservá-las e mantê-las, pois somos naturalmente avessos à mudança e, mesmo quando gostamos de mudar, há coisas sobre as quais nunca queremos viver muita instabilidade. No entanto, ao vivermos esta energia intensivamente, esquecemo-nos de nós mesmos e fechamo-nos na nossa zona de conforto, vivendo apenas sob aquilo que já conhecemos, nem sequer nos apercebendo que a felicidade, a alegria, o amor e o sucesso, tantas vezes, estão fora desse castelo que construímos à nossa volta.
Esta semana, o 4 de Copas pede-nos que sejamos audazes, que saibamos focar-nos no que é realmente importante para nós e nos permitamos romper com os hábitos e com as estruturas que já não nos trazem felicidade, arriscando, tão simplesmente, olhar o mundo com um olhar diferente. Quando deslocalizamos o nosso olhar de um pormenor, de algo ao qual estamos presos, e nos permitimos ver um grande panorama, ver para além do que existe, para além do que é o óbvio nas nossas vidas, apercebemo-nos que existe tanto para explorar, tanto por descobrir, tanto por conquistar e que, se nos deixarmos ficar em casa, enroladinhos na nossa zona de conforto, com toda a certeza, nunca os chegaremos a atingir.
Ser feliz exige de nós a audácia de nos permitirmos mudar o que é necessário nas nossas vidas, largar essas coisas que já não nos fazem sentir o coração a pulsar, o sangue a correr, levantarmo-nos e irmos à luta por algo diferente. O Universo dá-nos tudo o que precisamos e que merecemos, mas se nada fizermos, também nada alcançaremos. Passamos, tantas vezes, muito tempo, aborrecidos com o que temos na nossa vida, chateados e apáticos. É tempo de nos levantarmos do sofá confortável que já conhecemos e que até já tem a forma do nosso corpo e partir à aventura!
Boa semana!
Leonardo Mansinhos