As nossas Conexões continuam muito agraciadas com a energia do naipe de Copas, relembrando-nos que este é o tempo de viver as nossas emoções com mais intensidade e com maior entrega. Viver essas emoções implica também uma responsabilidade, a de sabermos distinguir entre emoção e carência, entre seguir um sonho e viver uma ilusão, e para tal temos de observar a nossa mente e como estão os nossos pensamentos. Essa é a mensagem que o Cavaleiro de Copas nos traz para esta semana.
Por vezes, quando a vida nos leva a situações mais intensas, em que os nossos sentimentos são muitos e estão à flor da pele, somos confrontados com uma das nossas mais básicas dualidades, a que coloca frente a frente razão e emoção. Já na semana passada tal mensagem nos foi colocada, mas nesta o Tarot leva-nos mais longe, ao universo da mistura entre mente e coração, lembrando-nos que nesses mesmos momentos, como tantos que temos vivido nos dias que correm, resultado dos tempos mais desafiadores que estamos a percorrer e que nos estão a solicitar mudanças e um largar das nossas zonas de conforto, facilmente confundimos o que o nosso coração nos pede com as nossas necessidades de segurança e estabilidade, as nossas carências, medos e receios, levando-nos a viver situações que, mais cedo ou mais tarde, compreendemos que acabaram por nos levar a caminhos mais duros.
O Cavaleiro de Copas é uma bela carta, que nos leva ao mundo das nossas emoções, que nos dá esse impulso maravilhoso dos nossos sentimentos, mas que nos alerta para a facilidade, quando não estamos em sintonia com o nosso Eu, de vivermos, levados pelo entusiasmo e pelo calor no peito que determinadas situações nos criam, profundas ilusões, um mundo imaginário de coisas simpáticas e bonitas, de sonhos infundados. Não que os sonhos sejam errados ou negativos, muito pelo contrário, mas o mundo em que vivemos tem-nos levado para um turbilhão de sentimentos, muitos deles ligados a sofrimento e carência, a uma falta de chão que tem sido tão característica nestes tempos, que nada mais nos pedem do que vivermos, sim, os nossos sonhos, mas com o total foco no nosso coração, em que somos e no nosso propósito de vida.
Esta semana é preciso sabermos olhar para mais longe do que temos visto, dissipar nevoeiros sobre as nossas próprias questões, vendo todas as situações pelo olhar do nosso coração e não do nosso Ego. Tal vai ser extremamente importante para os próximos tempos, que nos reservam algumas lutas interiores muito intensas, que nos pedem uma abertura ainda maior do nosso coração, uma profunda humildade e uma entrega ao que, sabemos, é o nosso caminho. É tempo de mostrarmos e deixarmos vir cá para fora o que sentimos, de forma honesta, sem o acumular que temos vivido e que nos leva, tantas vezes, a reacções desesperadas e infrutíferas. Basta olharmos o mundo lá fora, as pessoas que nos rodeiam, para vermos tudo isto que está aqui descrito, uma raiva e um ódio que destilam sobre tudo, resultado de não olharem para quem são, de se perdem nos meandros da sombra, de darem poder ao ego e de entrarem em processos de desligamento do seu próprio Eu. Quando procuramos viver em sintonia com a nossa essência, quando, mesmo não sabendo muito bem o que fazer, recusamo-nos a entrar nos jogos que o mundo do ego nos traz, então o Universo abre os nevoeiros que turvam a visão dos nossos caminhos e liberta-nos das ilusões para podermos ser, simplesmente, nós mesmos.
Boa semana!
Leonardo Mansinhos