A semana que agora se inicia neste dia chuvoso, é o prenúncio de um aligeirar da pressão que temos vindo a sentir durante as últimas semanas. Há poucas horas, por volta das 13:15, hora de Lisboa, Júpiter deixou o seu movimento retrógrado e, embora ainda não esteja na sua velocidade e direcção naturais, algo que vai progressivamente acontecendo nos próximos dias, lentamente, vai-nos libertando da sensação de constrangimento e de não desenvolvimento das nossas vidas e dos nossos projectos, algo que temos sentido muito fortemente. É neste sentido que a nossa conexão nos traz uma carta com uma energia de avanços, mas com um alerta importante, e que não podemos deixar de ter em conta, o 6 de Paus.
Se é verdade que Júpiter deixa o seu movimento retrógrado e que, ao mesmo tempo, faz parte duma estrutura energética muito forte e esperançosa que nos irá influenciar nos próximos dias, não podemos esquecer que o trabalho de interiorização, de descoberta pessoal e de encarar e ultrapassar os nossos próprios obstáculos e questões está longe de estar trabalhado. A grande diferença que iremos sentir é que há um conjunto de tomadas de consciência e de trabalho interior que, agora, encontram o impulso para serem desenvolvidos, como se portas estivessem a ser abertas para que possamos escolher avançar. No fundo, é um pouco isso que estará a acontecer por estes dias, até porque os insights que vamos tendo ao longo do nosso percurso são, na verdade, grandes portais de desenvolvimento, desde que os saibamos aproveitar, desde que os saibamos reconhecer como tais. Contudo, não nos podemos esquecer que é preciso querer avançar e continuar em frente, é preciso reconhecer que é apenas mais um degrau, embora o tenhamos de viver com todo o amor e gratidão, mas que há muitos mais pela frente, muito mais caminho, muitas mais vitórias.
Embora seja uma carta muito positiva e que nos mostra que estamos no caminho que precisamos de estar, o 6 de Paus também nos lembra que, embora estes dias representem um aligeirar da pressão que temos vindo a sentir, não podemos parar nem descansar, pois é nestes momentos que precisamos de reunir todo o conhecimento que adquirimos no tempo que vivemos até agora, permitindo-nos usá-lo para nos impulsionarmos mais fortemente para a frente. Se temos feito o caminho segundo o que o Universo nos tem mostrado e transmitido, se não temos fugido de nós mesmos, então as sementes que plantámos foram de crescimento pessoal, de desenvolvimento e sucesso. Da mesma forma, se temos estado em sintonia connosco mesmos, então o Universo irá mostrar-nos já alguns resultados, irá agraciar-nos com algumas bênçãos que, para além de serem boas, são também motivos de celebração, de reposição de energias, de gratidão, para que depois possamos continuar em frente na nossa jornada. De nada serve o Universo dar-nos algo se não o sabemos valorizar e celebrar, se não reconhecemos que, na verdade, não é uma oferta gratuita, mas sim a recompensa da nossa próxima dedicação, do nosso próprio esforço. Então, se assim o é, também é digno de ser celebrado e sentido profundamente nos nossos corações, pois só dessa forma saberemos olhar o mundo e reconhecer a nossa própria Luz.
Esta semana, e embora ainda sintamos muita pressão resultante da quantidade de planetas que estão no seu movimento retrógrado, iremos sentir um pouco este aligeirar que referi, como nuvens mais claras que permitem uma passagem maior do sol depois de um tempo de chuva forte e nuvens escuras. É tempo de respirar fundo, de celebrar, de nos alegrarmos e de mantermos o foco. É tempo de continuarmos o nosso caminho no propósito de descobrirmos a nossa identidade, a nossa missão. No entanto, se, perante estas dádivas do Universo, fizermos como a lebre que, confiando na sua vitória, descurou-se do seu trabalho, tendo sido ultrapassada pela tartaruga, então o esforço terá sido em vão, minado pela soberba e pela arrogância. No fundo, este tempo serve para aprendermos que cada passo é uma vitória, que cada passo deve ser celebrado, sentido dentro do nosso coração, como uma vida que nos invade e nos dá energia para o passo que, logo de seguida, precisamos de dar. Esta é a postura que esta semana nos será pedida.
Boa semana!
Leonardo Mansinhos