Um novo ano e as nossas conexões recomeçam da melhor maneira, com uma mensagem muito positiva. Costumamos dizer que um novo ano traz-nos novas oportunidades para agarrarmos e às quais nos devemos dedicar, e é isso, precisamente, que o Pajem de Paus nos traz como mensagem para esta primeira semana de 2015.
Temos por hábito definir propósitos e objectivos entre o final de um ano e o início do seguinte. Todos os anos queremos mudar coisas, hábitos e formas de estar, queremos atingir objectivos e crescer, mas também é certo que ao fim de algum tempo essa força, essa impulsão de início de ano, desvanece-se e esquecemo-nos de maior parte do que pretendíamos, permitindo que a rotina anterior, a zona de conforto, prevalecer.
O Pajem de Paus vem-nos relembrar que a cada novo ciclo, novas oportunidades de mudança, de transformação e de vida, nos são dadas, mas que é preciso saber, a cada momento, agarrar essas mesmas oportunidades que, todos os dias, são-nos renovadas. É preciso compreender que, apesar de todo o caminho que possamos ter feito, e embora nada possamos alterar do passado, a cada momento é-nos permitido mudar a direcção das nossas vidas, desde que saibamos assumir a responsabilidade de todas as nossas escolhas, passadas e actuais. É necessário, contudo, saber agarrar a vida com a paixão e o entusiasmo de quem quer realmente viver, de quem tem a certeza de que caminhos quer traçar e para onde se quer dirigir.
No entanto, se não está satisfeito, se não sabe muito bem o que quer, mas sente que há algo que precisa de mudar, agora é o momento perfeito para se comprometer consigo mesmo nesse propósito, o de se conhecer, de descobrir a sua essência e as suas capacidades, de se entregar ao seu caminho e definir os passos a dar para subir cada patamar. É com amor que podemos mudar as nossas vidas, é com fé e esperança que alimentamos cada passo, que ultrapassamos cada dificuldade. É isso que nos quer ser lembrado nesta semana de tão forte energia, trazida já hoje pela muito especial lua cheia.
Sejamos capazes então de assumir a nossa vida e vivê-la em pleno, agarrando as oportunidades e entregando-nos ao nosso propósito de vida. Neste novo ano que ainda vai bem no início, tenhamos a coragem de não ter dúvidas, de não vacilar, de sermos fortes e determinados, ainda que as escolhas sejam por vezes duras, ainda que os caminhos sejam difíceis. Quando estamos em sintonia com o nosso Eu, com fé e amor nos nossos corações, vemos tudo o que vivemos com um olhar diferente, mais calmo, com a profunda e serena aceitação que permite compreender o que nos está a ser pedido.
Bom ano e boa semana!
Leonardo Mansinhos