Uma nova semana que se inicia e, apesar de estar em pleno Verão e já se notar o ritmo de férias, os desafios continuam a trazer-nos a sua pressão e a necessidade de nos focarmos no nosso caminho. No entanto, é também o tempo de compreendermos que, muitas vezes, e um pouco na continuidade da mensagem que nos chegou na semana passada, quanto mais nos focamos no problema, menos encontramos uma solução. Essa é a mensagem que o 2 de Ouros nos traz esta semana.
Muitas vezes, perante uma situação ou um obstáculo, a nossa primeira tendência é a de nos colocarmos em contemplação, tentando entender os seus contornos, envolvendo-nos e focando-nos apenas no que nos está a acontecer. Cedemos assim ao medo e à dúvida, desperdiçamos energia numa visão fechada e acabamos por entrar em processos mentais de pessimismo e derrota. Contudo, se observarmos um fio de água que nasce na pedra de uma montanha e que começa a formar um rio, notamos que quando ele encontra um obstáculo que o impede de avançar, naturalmente, a água encontra outro rumo, deixa-se levar pelos contornos do terreno, ultrapassando tal impedimento.
O que o 2 de Ouros nos transmite é que, perante dificuldades, situações e obstáculos, temos de agir como tudo na Natureza, libertando-nos da necessidade de controlo e deixando-nos ir, livremente. No meio da tempestade, não podemos abrir as velas do nosso barco ou lançar a âncora, pois certamente o vento e as ondas vão, por nossa própria responsabilidade, virar e afundar o nosso barco. Também na nossa vida, perante um problema, quanto mais tentamos controlar e resolver todos os pormenores, mais nos cristalizamos na negatividade, no obstáculo e no sofrimento. Então, precisamos de nos deixar levar pelo caminho que a vida nos mostra, ainda que esse caminho seja difícil, mas sempre trabalhando em nós mesmos, nas nossas questões e no nosso propósito.
Esta semana, observemos as questões que identificamos como obstáculos ou problemas nas nossas vidas e olhemos a nossa atitude. Será que andamos a tentar controlar demais, a forçar resoluções ou caminhos, baseados apenas nas questões do nosso ego? Será que não estaremos focados em demasia nos supostos problemas, sem compreender que eles são os caminhos para aprendizagens maiores, para o verdadeiro entendimento da nossa vida? É tempo de nos deslocarmos do problema e focarmos na solução, e ela passa sempre pelo trabalho em nós mesmos, pela consciência de quem somos e do nosso propósito, pois apenas dessa forma não viveremos presos a um obstáculo nem nos afundaremos com ele. Apenas focados em nós mesmos sabemos que cada questão que vivemos tem um propósito e uma razão de ser, e constitui um caminho para a nossa evolução.
Sejamos então como o rio que sabe que o seu propósito é chegar ao mar e que não se preocupa se encontra uma pedra, um vale ou uma montanha, simplesmente contorna-o, ainda que isso leve mais tempo ou seja mais difícil, pois ele também sabe que é isso que o vai tornar um rio mais forte, mais sereno e mais rico.
Boa semana!
Leonardo Mansinhos