O Sol já entrou no signo de Virgem e entramos na fase final do Verão. Chegou o tempo da colheita, onde recolhemos o fruto do que plantámos, separamos o trigo do joio, escolhemos os frutos bons e separamo-los dos que já apodreceram e, desta forma, preparamo-nos para os tempos vindouros. Virgem relembra-nos os nossos ciclos, que cada um desses ciclos implica escolhas e que cada uma dessas escolhas implica largar algo para que possamos abraçar o que realmente queremos para a nossa vida. É essa a mensagem que Os Enamorados, magnífica carta dos Arcanos Maiores do Tarot, nos vem trazer.
Todos os caminhos da nossa vida provêm de escolhas e pedem-nos também escolhas. De facto, cada escolha é uma semente plantada que, num futuro mais ou menos próximo, irá dar os seus frutos. Quando tomamos consciência de que tudo o que temos nas nossas vidas é resultado de escolhas, compreendemos melhor cada situação e aceitamos os caminhos que, na realidade, nós próprios escolhemos. Ao fazê-lo, tornamos muito mais fácil a vivência de cada processo, de cada situação, pois libertamo-nos de sentimentos que não fazem parte de nós, como a culpa ou a mágoa, passando a assumir aquilo que realmente precisamos de viver, a responsabilidade de cada acto das nossas vidas.
Os Enamorados relembram-nos que tudo o que somos, tudo o que vivemos, verdadeiramente tudo, é resultado das nossas escolhas. Podemos até pensar que há coisas que não estiveram nas nossas mãos, mas a realidade é que, se pudéssemos ver o fluxo de tudo o que existe nas nossas vidas de uma forma tão sublime e até virginiana, através de gráficos e de ligações, acedendo ao que está para além do tempo e do espaço, iríamos perceber como tudo o que colhemos é fruto de uma semente plantada em algum ponto nas nossas vidas. Desta forma, podemos assumir uma de duas posições. Ou assumimos o caminho e a responsabilidade, fazendo novas escolhas a cada momento, ou então vivemos o papel da vítima, atingida por uma conspiração do Universo contra nós, à espera que venha alguém resolver o problema.
O que Os Enamorados nos pedem é que saibamos fazer as nossas escolhas, nomeadamente usando o nosso coração, sabendo ouvi-lo, dando voz à nossa essência. É apenas o nosso coração que nos consegue dar as mais sinceras e correctas respostas, é ele que nos valida aquilo que a nossa mente vê como as mais diversas opções. No entanto, para que o possamos fazer da forma mais sublime e correcta, que nos leve também aos resultados que realmente pretendemos para as nossas vidas, é preciso libertarmos os nossos corações de tudo aquilo que ainda nos pesa. Por isso, uma das principais escolhas que necessitamos de fazer também é a de deixarmos para trás aqueles sentimentos e situações aos quais ainda estamos presos, ainda que eles pareçam não nos afectar nem prejudicar mas que, na realidade, são como um grande peso que nos impede de avançarmos mais rápido.
Esta semana saibamos olhar para as nossas vidas e identificar os caminhos que estamos a fazer, essas mesmas questões que continuam a impedir-nos de avançar, que nos pesam nos nossos corações, transformá-las e purifica-las, para que possamos, dessa forma, fazer as escolhas que nos levarão até onde pretendemos chegar. Não importa se os outros poderão ver essas escolhas como erradas, se nos julgarão ou nos apontarão o dedo, pois sempre que fazemos as escolhas das nossas vidas pelo que o nosso coração nos diz, nos pede, somos, como a própria imagem nos mostra, abençoados pelo Universo. Não viemos à Terra fazer o caminho que os outros consideram mais correcto. Viemos, sim, fazer o nosso próprio caminho, e a nossa melhor bússola, o nosso melhor mapa, é a nossa essência, que tem como voz, o nosso coração.
Boa semana!
Leonardo Mansinhos